O Coração de Jesus e de Maria ao Mundo

O Coração de Jesus e de Maria ao Mundo

domingo, 21 de agosto de 2016

                                                

                                   1 . O AMOR E A SANTIDADE                                                                          (PRIMEIRA PARTE)

          Só Deus sabe quantas são as almas santas no tempo da história presente. No entanto, pode-se afirmar que não são poucos os cristãos que consideram a santidade - se não uma exatamente exclusidade dos claustros - pelo menos uma "questão" reservada a poucas almas privilegiadas, para quem, aliás, a santidade seria um dom caído do céu, sem nenhum trabalho seu. Esse modo de pensar, além de errado, é prejudicial porque mantém as almas numa inércia espiritual e prepara-as para a mediocridade que não se coaduna com quem se afirma cristão.
      A vocação à santidade é de todos os batizados indistintamente, enquanto membros de um mesmo Corpo Místico: se a Cabeça é Santa, também o são os membros (1) Quando Jesus diz no evangelho: "Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste" (Mt 5, 48), dirige-se a todos os seus discípulos. quando São Paulo escreve: "Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação" (1 Ts 4,3) também é para todos os cristãos.
      Se Deus nos quer santos, não há duvida de que Ele também nos concede as graças necessarias para conseguir a santidade: tudo  o que Jesus fez por nós ou nos deu e deixou, tudo em ordem, nao só à nossa fraqueza, mas também á nossa santificação. O desejo e a alegria - queremos dizer - a ambição de Jesus é precisamente a de nos ver santos. Ele confirmava isto á Irmá Consolata, dizendo-lhe:
     "Se soubesses quanto me apraz fazer uma alma santa! Todos deveriam fazer-se santos para me dar este prazer.
     Conseguirás fazer uma pálida ideia? Pensa na alegria de uma mãe quando vê o seu filho voltar radiante com a licenciatura debaixo do braço: a felicidade desta mãe é indescritível!
     Pois bem, a minha felicidade ao ver uma alma chegar á santidade supera imensamente esta débil imagem."
     Jesus também fala para todos as almas.
     Portanto, é muitíssimo importante que os fieis sejam bem esclarecidos sobre este ponto. Porque se haverá de temer falar da sua santidade ou porque se há-de-afastá-los da santidade, se ela é precisamente o dever de cada cristão? Precisamos de ter um conceito exato do que é a santidade, não só para não errarmos na prática e pouco ou nada concluir, julgando que fazemos muito, mas também para não nos deixarmos afastar de tão nobre empenhamento, por causa da nossa mesquinhez ou fraqueza.

 Fim da primeira parte do Amar e a Santidade - do Pe Lorenzo sales - O Coraçao de Jesus ao Mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário