O Coração de Jesus e de Maria ao Mundo

O Coração de Jesus e de Maria ao Mundo

sexta-feira, 26 de agosto de 2016




 Resultado de imagem para Sao Luis de montfort
    A BELEZA ENCANTADORA E A INEFAVEL DOÇURA 
                             DA SABEDORIA ENCARNADA
                                               -   JESUS  -  

     A Sabedoria  fez-se homem com a finalidade única de atrair os corações dos homens à sua amizade e à sua imitação. Por isso, teve
o cuidado de rodear-se de todas as amabilidades e doçuras humanas mais atraentes e encantadoras, sem qualquer defeito ou fealdade.

I. A SABEDORIA É DOCE 
NAS SUAS ORIGENS

     Se a considerarmos nas suas origens, a Sabedoria não é senão bondade e doçura. É um dom do amor do Pai e fruto do amor do espírito Santo. É-nos dado pelo amor e é formado pelo amor: "Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu seu Filho único" Jo 3, 16.
     Ela é, pois, toda amor ou, melhor ainda, ela é o próprio amor do Pai e do espírito Santo.
     Nasceu da mais doce, da mais afetuosa e da mais bela de todas as mães, da divina Maria.
     Pretendes conhecer a doçura de Jesus? Procura conhecer primeiro a doçura de Maria, sua Mãe, a quem ela se assemelha pela suavidade de temperamento. Jesus é o filho de Maria, por isso, não pode haver nele nem altivez, nem arrogância, nem fealdade; infinitamente menos ainda do que em sua Mãe, já que Ele é a sua sabedoria eterna, a própria doçura e beleza.

II. A SABEDORIA É DOCE,
SEGUNDO OS PROFETAS

     Os profetas, aos quais foi revelada com antecedência a sabedoria encarnada, apelidam-na de "ovelha" e de "manso cordeiro" Jer 11,19..
         Predizem que, devido à sua doçura, não quebrará a cana rachada e não  apagará a mecha que ainda fumega Is 42, 3 , ou seja, que até quando um pobre pecador venha a encontrar-se meio aniquilado, cego e desorientado devido aos seus pecados, e como já com um pé no inferno, ela não deixará consumar a sua perdição, a não  ser que o próprio a isso a obrigue.
     S. João Baptista, que viveu no deserto por um periodo de quase trinta anos para merecer, com a sua penitência austera, o conhecimento e o amor da Sabedoria encarnada, quando a enxargou, exclamou de imediato, apontando-a, de dedo erguido, aos discípulos: "Eis o cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo!" Jo 1, 29
        Na verdade, não disse como parece que deveria ter dito: "Eis o Altíssimo, eis o rei da glória, eis o Omnipotente..." mas, porque melhor do que ninguém, no presente e no passado, conhecia ele a Sabedoria, por isso disse: "Eis o cordeiro de Deus, eis a Sabedoria eterna que, para inebriar os corações e apagar os nossos pecados, uniu a Si todas as doçuras divinas, humanas, celestiais e terrenas!".
 Retirado do livro "O Amor da sabedoria Eterna" de São Luis maria de Monfort . capitulo X