O Coração de Jesus e de Maria ao Mundo

O Coração de Jesus e de Maria ao Mundo

segunda-feira, 3 de março de 2014

HERÓICA NA CONTINUIDADE DO AMOR

      - Em suma, Jesus queria que ela (Irmã Betrone) fosse de tal modo heróica na continuidade do amor que nela atingisse a perfeição máxima (31 de Julho de 1936): "Quero que no teu dia chegues a não me roubar um só ato de amor que seja; nenhum, percebeste?" 
       Assim, a vocação especial da Irmã Consolata, a sua missão a favor dos irmãozinhos, a sua própria santificação, tudo se devia realizar através do amor incessante. Na primeira sexta-feira de Fevereiro de 1935, Jesus dizia-lhe: "Esquece tudo, ama-me continuamente, com coração de gelo ou de pedra, não importa! Está tudo lá e tudo depende disso: de um ato incessante de amor, de mais nada!"
       E mais claramente ainda (16 de Dezembro de 1935): "Deves dar a Jesus aquilo que só Ele quer da tua vocação, isto é, o ato incessante de amor, qualquer que seja o estado de alma em que te encontres."
       Nota-se  premente insistência divina para manter firme a Irmã Consolata na continuidade de amor em todas as condições de espírito. De fato, amar sem "sentir" é um martírio íntimo e não são poucas as almas que, nesse estado de alma, se abstêm de fazer atos de amor, com medo de não corresponderem à verdade. É uma astúcia do inimigo para impedir a alma de amar.
       É evidente que, neste caso, a continuidade de amor custa à natureza e também  custava à Irmã Consolata contra quem o demónio travava todas as lutas possíveis. Por isso, Jesus dizia-lhe para alertá-la (10 de Outubro de 1935): "Consolata, não te aflijas por o demónio e as tuas paixões desencadearem na tua alma todas as lutas possíveis; não te preocupes com os trovões, as tempestades e os raios; deves dizer a ti mesma: "Quero continuar sem medo o meu ato de amor de uma Comunhão até á outra; é este o meu dever, o meu único dever". E assim, em frente! Mais nada."

Retirado do livro: O Coração  de Jesus ao Mundo - Pe  Lorenzo Sales - pgs 125-126